domingo, 1 de agosto de 2010

Discurso de Formatura de Gastronomia


Magnífica Reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Profª. Malvina Tânia Tuttman,

Exmº Vice Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca,

Ilmª. Coordenadora do Curso de Extensão Tecnologia em Gastronomia Profª. Rosa Maria de Sá Alves,

Ilmº. Chefe de Departamento de Tecnologia de Alimentos Prof. Orlando Marino Gadas de Moraes,

Ilmª. Coordenadora da Central de Estágios Profª. Sandra Goulart Magalhães,

Ilmº. Coordenador Técnico Chef Harold Lethias,

Ilmº. Coordenador Técnico Chef André Leite,

Ilmª. Chef Lucia Di Carli,

Ilmº. Chef Deraldo Bonfim,

Caros Colegas,

Senhoras e Senhores,


Hoje ao finalizarmos o curso, não terminamos nosso aprendizado. Continuaremos sempre aprendendo sobre comida, sobre pessoas e como criar momentos especiais.

O prazer de cozinhar é multifacetado. Está relacionado com o descobrir novos ingredientes, novos sabores e com executar bem as idéias que nos levam à cozinha, além da emoção que produzimos nos comensais.

Interpretar o mundo dos sabores a partir de complexidade de sensações e de conhecimentos de fisiologia, física e química dos alimentos, é uma arte e foi o objetivo que procuramos alcançar na rotina desses dois anos.

Cozinhar é, antes de tudo, uma necessidade do homem moderno. Também pode ser definido como produto e expressão de uma necessidade cultural.

Pensar em possibilidades gastronômicas é pensar nos aspectos sensoriais e efetivamente como se pode evoluir do ponto de vista gustativo.

Para tanto é necessário estudo, pesquisa e disciplina. A fim de se evoluir é necessário treinar e treinar, repetir e repetir, técnicas e receitas, à exaustão.

Todos os ingredientes, legumes, carnes, peixes, frutas, a delicadeza da “pâtisserie”, tudo tem suas peculiaridades.

São diversos pontos de cocção, de textura, de sabores, com mínimos detalhes que se não observados, levam a resultados desastrosos.

Agora, temos consciência de que para atingir um nível de excelência na cozinha, além de algum talento, boa dose de humildade, é preciso paixão.

Sobretudo paixão. Uma enorme paixão.

Somente com ela pudemos atravessar horas em pé, “cozinhando nossos umbigos”, junto a fogões e cozinha bastante quentes. A atividade de cozinhar é extenuante e desgastante.

Mas quando se tem paixão pelo que se faz nada é obstáculo.

Passamos horas criando receitas e menus, acordamos cedo para comprar os melhores e mais frescos ingredientes, repetimos inúmeras vezes a mesma preparação até atingirmos o ponto ideal; desdobramo-nos incansavelmente em apresentações caprichadas.

É inexplicável. É paixão.

E nada traz mais felicidade que uma paixão correspondida. O prazer dos comensais é nossa maior recompensa. Sentimos enorme satisfação no que fazemos.


Aprendemos bastante aqui. A paciência e a dedicação dos chefes, que nos passaram suas experiências, estarão para sempre em nossa memória. Cada um a sua maneira, nos conduziu no caminho que trilhamos até esse momento e, seremos para sempre gratos a todos.

Tantas vezes adjetivados pela diretoria e coordenação como uma turma diferenciada, estamos certos que não seremos lembrados apenas como mais uma leva de formandos.

Temos certeza que contribuímos para a melhoria tanto do ensino como das instalações e, sobretudo soubemos construir um novo relacionamento entre o comando do curso e seus alunos.

Por isso, a toda equipe do Curso de Gastronomia, Profª Cida, Profª. Rosa, Chef Harold, Chef André, Secretária Marcella, Monitora Bel e Monitor Vinícius, nosso respeito pelo esforço envidado nessa mudança.

Companheiros, todos tivemos de vencer algum tipo de dificuldade para estarmos aqui agora. Uns morando longe, até em outros municípios. Outros trabalhando duro o dia inteiro. Alguns, com dificuldades, conseguiram custear os estudos.

E todos, sem exceção, tivemos de dispor de um grande e precioso tempo longe de nossos familiares e entes queridos.

A eles o nosso maior agradecimento. Aos nossos pais, esposas e maridos, filhos, irmãos, namoradas e namorados, amigos, enfim, a todos que nos são caros e que souberam nos motivar, nosso reconhecimento sincero.

Queridos colegas, hoje emoções contraditórias nos cercam: alegria pela conclusão de mais uma importante etapa de nossas vidas e tristeza pelo término desse convívio tão intenso e prazeroso que tivemos por dois anos.

Lanço a nós um novo desafio: mantermo-nos unidos. Vamos continuar em contato. E desde já proponho um novo encontro para o próximo mês. Saberemos coordenar isso.


Finalizando, amigos cozinheiros, vocês muito me honraram na escolha para poder expressar nessas poucas palavras o pensamento de todos nós. Que tenhamos todos, muita saúde, sucesso e preparações incríveis.

Deus nos abençoe.

Muito Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário